
Amor & Afeto
X
Regras & Limites
Uma criança que cresce sem amor e afeto, cresce na verdade, sem desenvolver-se adequadamente nos mais diferentes níveis, tanto psíquico e emocional, quanto físico e intelectual. Uma vida sem amor é uma vida que não vale a pena ser vivida, o amor é a essência da vida, o amor é que dá sentido à vida. Uma pessoa que não foi amada quando criança, sentir-se-á constantemente inadequada, imperfeita, impotente, insegura, instável e infeliz.
Em contrapartida, uma criança que não recebe limites, que não sabe cumprir e obedecer regras, é em primeira instância, uma criança que também não se sente verdadeiramente amada, pois não sente-se realmente protegida, isso é um processo que ocorre inconscientemente, porém, provoca rupturas profundas no desenvolvimento do caráter e da identidade do ser.
Regras & Limites
As regras para a criança, não somente a preparam a viver dentro de uma sociedade que é organizada e gerida por leis, como também dá o respaldo e a base para a formação de um adulto saudável e feliz, que consegue se satisfizer com aquilo que lhe é possível no momento para ter e ser, não um antissocial e narcisista que pensa que o mundo tem que girar em sua volta e servir-lhe, pelo simples fato de ser “especial” na terra, fazendo qualquer coisa para que tudo aconteça quando e como quer. Indivíduos que não aprenderam lidar com regras e limites, indubitavelmente, ou tem suas vidas privadas ou, ceifadas prematuramente, sem ponderarmos aqui os danos que seres assim causam à sociedade e no próprio seio familiar, deixando sulcos profundos de magoa e pesar naqueles com quem se envolvem, pois seus rastros de egoísmo, falta de ética, amor e probidade ficam estampados na estrada do ser.

Marcas
"Precisamos refletir acerca da importância urgente de esculpirmos em nossa geração futura não somente pessoas de caráter, mas sim, pessoas de caráter íntegro e inabalável, que não se curvem aos apelos da sociedade corrupta e mesquinha, que não se percam nas idiossincrasias do luxo e das fantasias, que não se iludam com as mentiras e ideologias da mídia perniciosa, mas que saibam de forma profunda e arraigada, quem são, que marcas deixarão e de que forma o mundo mudarão".
Dra. Jane Krüger, PhD
Psicanalista, Psicopedagoga, Terapeuta Familiar e Educadora.
Verdadeira Herança
Existem pais que se preocupam grandemente em deixar herança aos seus filhos, se dedicam fazendo planos de vida, e assim, se um imprevisto acontecer, ao partirem, deixarão bens aos seus filhos, querem deixar uma estrutura, e se puder, com fartura. Contudo, o melhor plano de vida que podemos fazer para os nossos filhos é priorizarmos o nosso tempo e dedicarmos um cuidado todo especial a cada dia. Um exemplo desse cuidado, pode ser demonstrado quando preparamos a refeição, servindo a mesma com carinho e beleza, reunindo todos à mesa, tendo a cada dia um momento único e especial, algo que nem beira o trivial, porque afinal, passar tempo juntos à mesa é o maior investimento que podemos fazer, é o maior legado que um filho pode receber, pois parte do princípio de que a minha prioridade é o meu lar, demonstra que, o mais importante é poder desfrutar de uma deliciosa refeição junto de quem eu mais amo e aproveitar cada minuto deste precioso momento que enfim, tomei consciência, não volta mais.
